Sábados a Contar

2024 | Sábados a Contar

Com Helena Vieira, Maria Adelaide Silva, Verónica Magalhães

 

Ao sábado, os pequenos leitores dos 3 aos 6 anos, acompanhados da família, são convocados para participar de animadas leituras, seguidas de ateliês onde estimulamos a imaginação e a criatividade. 

 

Entrada Gratuita

Inscrição obrigatória através de formulário - sujeita a confirmação

 

EM AGENDA

 

13 JAN, 11H

“O elefante diferente (que espantava toda a gente)”, de manuela castro neves e madalena matoso. caminho (2012)

“… certo dia, que arrelia!, sabem o que aconteceu? A tromba desapareceu.” Mas, onde será que anda a tromba comprida do elefante diferente, que ia sempre muito à frente?

 

20 JAN, 11H

“De Esguelha como o Marelha”, de Susana Filipe, IL Marta Calado. Alfarroba (2022)

“Sabes, há frases tontas. Apenas gostam de aparecer, brincar na língua e sair lábios fora. E eu gosto de as dizer!” É caso para dizer “tal avó, tal neta”, pois a Maria, depois de conhecer o Marelha, passou a divertir-se com a brincadeira de brincar com as palavras.

 

SAB 10 FEV, 11H00

“A GANSA TOLINHA”, de Marni McGEee. IL Alison Edgson. Minutos de Leitura (2008)

“Perdi as minhas orelhas algures e sem saber como. Posso ficar com as tuas (…)?” A Gansa está preocupada, mas parece que um vendedor com focinho pontiguado, cauda farfalhuda e dentes afiados tem o par de orelhas perfeitas. Sorte ou nem por isso?

 

SAB 17 FEV, 11H

“O QUE É O AMOR MINIMONI”, de Rocio Bonilla. Jacarandá (2023)

“Dizem que o amor move montanhas. Uau! Deve ser GRANDE e FORTE! (…) Mas também dizem que é delicado e que se encontra nas pequenas coisas… Então, em que é que ficamos?”. Irá a Mónica, que toda a gente chama de Minimoni, descobrir a resposta que procura?

 

SAB 09 MAR, 11H00

"BURROS" de Adelheid Dahimène. IL Heide Stöllinger. Orfeu Mini (2019)

Esta é uma história de amor com burrices e zurrices hi-hon, hiiii-hooon. Até que o camelo perguntou “Não veem que foram feitos um para o outro?”.Hi-não ou Hi-sim?

 

SAB 16 MAR, 11H00

“PAI, POSSO PERGUNTAR UMA COISA?” de Catarina Araújo. Il Irena Freitas. Lilliput (2023)

“Era uma vez uma menina chamada Maria. Ela gostava muito de fazer perguntas. Era uma “perguntadeira.(…) A seguir à primeira, vinham sempre muitas!” Tudo começa com “e se….”, mas será que sabes como termina?

 

SAB 23 MAR, 11H00

“A SOPA VERDE” de Chico. IL Marta Calado. Alfarroba (2022)

“Quis para mim esta manhã, o meu malfadado destino, que Dr. Leitão, meu pediatra, me achasse assim franzino. (…)” Como receita “todos os dias uma sopa com uma pitada de sal”. Mas, o Chico quer inovar e novas sopas experimentar. Qual a sua preferida: a verde, a laranja, a vermelha ou a castanha?

 

SAB 6 ABR, 11H00

“O PATO QUE NÃO TINHA SORTE” de Gemma Merino. Livros Horizonte (2023)

“Sou um pato sem sorte e ando à procura da Coruja Sábia para lhe pedir ajuda. Sabes onde ela vive?” E assim começa a aventura de um pato em busca da sua sorte. Irá ele conseguir?

 

SAB 20 ABR, 11H

“O LEÃO QUE TEMOS CÁ DENTRO” de Rachel Bright. IL Jim Field. Editorial Presença (2017)

“Ele era tão pequenino – nem dá para acreditar – que ninguém nele reparava, mas NUNCA, nem pensar. (…) Sentia que era assustador o que ali ia tentar… mas se queremos mudar as coisas, primeiro temos de ser NÓS a mudar”. Grrrrr!